Foto: Divulgação
O deputado estadual William Brigido apresentou uma proposta na Assembleia Legislativa de Pernambuco indicando à governadora Raquel Lyra, a criação de um monumento em homenagem às mulheres vítimas de violência em Pernambuco.
O objetivo, segundo o parlamentar, é conscientizar a sociedade sobre a importância de enfrentar, combater e dar um fim a esses casos. Para isto, seria instalado um monumento na Praça da República, que é guardada pelas deusas greco-romanas, representadas pelas estátuas de Ceres, a deusa da fertilidade; Diana, da caça; Flora, das flores; Minerva, das artes e ciências; Juno, rainha dos deuses do Olimpo; e Níobe, Vesta e Têmis, consideradas deusas da justiça.
Conforme dados da Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS), entre janeiro e novembro de 2023, houve mais de 47 mil casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres em Pernambuco. Em números totais, foram 47.125 notificações.
Por ser a primeira mulher eleita para governar o estado, Brigido acredita na atenção de Raquel a esta pauta.
“Servirá como um símbolo público, destacando a importância da solidariedade e do compromisso coletivo na luta contra a violência de gênero. Acreditamos na sensibilidade da Governadora Raquel Lyra, primeira mulher a governar nosso estado, que reconhece a dor das famílias que perderam suas filhas, mães, irmãs, simplesmente por serem mulheres”, disse o parlamentar.